Carta aberta aos não cristãos

Jacira Pontinta Vaz Monteiro
5 min readSep 8, 2020

--

A Igreja é uma instituição da sociedade constituída de pessoas que têm fé sincera e profunda no Deus-Homem Jesus Cristo. A Mensagem de Cristo é a de que Ele é o Salvador prometido pelo Criador do mundo para nos livrar de nossa falha moral, ao que os cristãos chamam de pecado. O que acontece é que a Igreja, em tempo presente, comete erros e acertos. E em tempo, os erros tem sido tamanho escândalo que: 1. Uns não acreditam/confiam mais na igreja; 2. Outros veem a todos os cristãos como hipócritas e pervertidos. Se eu puder ter um pouco de sua atenção gostaria de conversar com você que está frustrado com a Igreja de alguma forma, principalmente se você não for cristão.

No passado, a Igreja como Igreja-Estado cometeu diversas atrocidades pelo mundo, por causa do expansionismo do império cristão (Recomendo a Leitura do “Livro Negro do Cristianismo” de Jacopo Fo, Sergio Tomat, Laura Malucelli). E no presente, mesmo após a Reforma Protestante e o repúdio dos cristãos à visão de Igreja-Estado, a Igreja segue se prostituindo com o Estado afim de conseguir privilégios sociais. A ordem de Jesus, que disse “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22:21) parece não ser levado à sério e parece ser visto como sinal de fraqueza e não de virtude. O caminho estreito a qual Jesus falou (Mateus 7:13–14) parece não fazer sentido à uns cristãos. E isso culmina no que o apóstolo Paulo disse a Timóteo: “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.” Timóteo 6:10, e mais, como Jesus próprio disse: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mateus 6:24). Se ainda cativo a sua atenção, gostaria de deixar bem claro algo: Mediante o que foi dito anteriormente, portanto, é cabível dizer que o que os mercadores da fé fazem vai de encontro totalmente ao que Deus instruiu em Sua Palavra.

Sim, a Igreja segue cometendo erros no presente. O que posso dizer da eleição, com apoio de boa parcela dos evangélicos, de um senhor que mostrou desde sempre uma certa irresponsabilidade, tanto como indivíduo, tanto como gestor (tendo em vista os mandatos dele como deputado)? O que posso dizer do recente caso da Flordelis? O que posso dizer da bancada evangélica procurando vantagens pessoais em isenções fiscais? O que posso dizer de legalistas que vão à frente de hospitais por causa de politizações e satisfação de justiça própria? O que posso dizer a respeito de igrejas que sucumbem a violência doméstica? O que posso dizer a respeito de vários problemas e escândalos que pessoas que dizem ter fé no Deus da Bíblia fazem diariamente? Ué, não posso dizer nada. Contra fatos não há argumentos. Somos sujos, somos pecadores, Somos vis. Deveríamos ser exemplo, mas muitas das vezes somos vergonha.

Mas querido não crente, por favor, não desista de mim, ainda tenho algo a dizer. Veja só que a Bíblia nos diz sobre isso: “Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito.” [Romanos 2:24]. O que o apóstolo Paulo está dizendo aqui é que o mau testemunho dos crentes resultava na rejeição da mensagem do Evangelho por parte dos não cristãos. Portanto, percebe-se que a raiva que os não-cristãos sentem dos crentes é legítima, em certo sentido, por causa da falta de testemunho dos cristãos, mas percebe-se também que essa raiva não é primariamente com relação a Deus. E é sobre isso que eu quero conversar contigo.

Eu sinceramente não posso lhe garantir que não haverá mais problemas na Igreja e que não haverão mais escândalos. Na verdade, haverá sim, pois a Igreja é formada de pecadores. Porém, o que posso lhe dizer é que apesar de sermos falhos e errantes, apesar de tudo isso, os nossos erros não definem o nosso Deus. O Deus da Bíblia não aprova as distorções que a Igreja fez ou faz, assim como vemos que Ele não aprovou as distorções que Israel cometeu. Antes de nós lamentarmos e nos entristecermos com a caminhada torta e insípida da Igreja, o Senhor mesmo o faz, pois Ele é todo-justo e não aguenta, não tolera, as nossas falhas morais.

No Twitter é comum encontrar comentários como “fogo nos cristãos” ou “odeio cristãos”, e, como cristã, não posso dizer que é sem razão que nos dizem isso, todavia, como cristã também não posso deixar de dizer, em amor, que o que se vê da falta de testemunho de uns cristãos, na verdade, não é o verdadeiro ensino de Jesus Cristo.

Ora, querido amigo, se você chegou até aqui, a minha carta é para dizer que você avalie por si mesmo a mensagem de Jesus, a partir da Bíblia, e procure testemunhos de bons cristãos também, porque eles existem. Existem pessoas como Antonio Carlos Costa, Guilherme de Carvalho. Igor Miguel, Jay Bauman, Francine Walsh, Bárbara Burns, Máisel Rocha, Márcia Edilange Rocha, etc…. E há mais, muito mais! Há cristãos piedosos e que estão contra a maré da falsa moralidade de uns que estão dentro de nossas igrejas. Há os que vivem o caminho estreito. Há os que buscam viver os caminhos que Jesus instruiu, verdadeiramente, e não se importam em engrandecer os seus nomes, mas o nome de Cristo. Pode não fazer sentido para você isso que estou dizendo, afinal de contas, não são estes piedosos que aparecem nas notícias de televisão, não são eles que estão na bancada do congresso brasileiro… todavia, ainda assim, eles existem, e seria honesto de nossa parte notá-los também.

A Igreja cometeu e comete erros, entretanto, os erros não definem o Deus da Igreja! Procure por si só o que Deus diz sobre Si mesmo e o que instrui para o Seu povo. Faça críticas honestas à Igreja pelo mau procedimento dela, entretanto, conheça também a parcela de fiéis que amam a Deus acima de tudo e que servem ao seu próximo, acima de qualquer coisa. Apesar de tudo, a Igreja ainda é um ambiente onde a Graça de Deus se manifesta. Não por causa dos crentes não, mas por causa dEle mesmo, porque Ele amou o mundo de tal maneira, deu Seu filho único para que todo aquele que crer em Jesus viva bem na eternidade (João 3:16).

Querido não-cristão, peço que avalie a mensagem de Cristo, e apesar da Igreja, creia na mensagem do Deus da Igreja.

“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.” Apocalipse 1:8

--

--

Jacira Pontinta Vaz Monteiro

Autora de O Estigma da Cor. Mestranda em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie). Pós-graduanda em Teologia Bíblica e Exegética do NT (FICV).